sexta-feira, 14 de abril de 2017

A Importância do MASTER DATA ( Dados Mestre ) nos Sistemas de Custos


Em quase todas as empresas um grande desafio é fazer com que as áreas de Produção, PCP, Almoxarifado de outras não cometam erros grosseiros que praticamente destroem a qualidade dos custos.

 Posso afirmar com segurança que o grande desafio das áreas de custos é conseguir qualidade nos custos elaborados. Isso depende de múltiplos fatores. Mas comentarei nesta postagem um dos principais que é a Importância do MASTER DATA ( Dados Mestre ) nos Sistemas de Custos.

CADASTRO DE PRODUTOS - MASTER DATA ( DADOS MESTRE ) - LISTAS DE ENGENHARIA - BOM ( Bill of Material )

Os nomes acima são mais ou menos a mesma coisa. Os cadastros dos produtos e as listas de materiais registrados no sistema são o coração do sistema. Em muitas empresas essas atividade não possuem o mínimo controle. Diretores, Gerentes e Supervisores não se preocupam com a qualidade desses itens. 

Nas empresas organizadas o MASTER DATA são muito bem controlados e devem ser entregues para poucos responsáveis. Tudo que for registrado no sistema deve propiciar RASTREABILIDADE, ou seja: deve ser possível recompor o passado identificar as transações que geraram os dados encontrados no sistema.

Mudanças nos cadastros devem ser efetuadas apenas mediante justificativa e aprovação de nível competente. As perdas devem estar incluídas nos consumos teóricos registrados nas listas de produtos ( Bill of Material ). Somente sobre qualidade, procedimentos, erros frequentes, importância, melhores práticas e outras questões sobre o MASTER DATA poderíamos escrever um livro. No entanto grande parte das empresas reclamam da qualidade de seus custos mas esquecem de descer a nível de detalhe e analisar como nascem as informações básicas do sistema que estão inclusas no MASTER DATA. 

Conheço empresa que investiu uma fortuna num sistema como o SAP e continuou com o MASTER DATA com baixa qualidade. Nessa empresa reclamam constantemente do sistema SAP e da baixa qualidade dos dados reportados pelos custos. Procurem algo sobre MASTER DATA nos livros de custos disponíveis no mercado, principalmente nos livros nacionais. A maioria desses livros não trazem nada. Por que será? Existem aspectos específicos de MASTER DATA ( MD ) dependendo do tipo de produção.

O MD pode ser de produção sob encomenda, como um navio, ou de produtos padronizados, como uma fábrica de bolos. Mas em qualquer tipo de produção consumos teóricos ou previstos devem ser comparados com os consumos reais e as variações devem ser analisadas. Mas isso somente ocorre se houver qualidade nos dados que darão suporte ao sistema de custos.

Afirmo com segurança que em cada 10 empresas, 9 possuem problemas em seus cadastros ou apresentam potencial de melhora nos mesmos. Então se quer ter qualidade nos dados dos sistemas comece a cuidar dos Dados Mestre. Eles são o alicerce onde as as informações serão construidas.

#MasterData  #Bom #SistemadeCustos

Nenhum comentário:

Postar um comentário